Total de visualizações de página

5 de fevereiro de 2016

ARTIGO DA LEONA DALLAGNOL

AULA DE CIRCO É JEITO DIVERTIDO DE MANTER A FORMA. 
Não é preciso fazer parte de uma trupe para experimentar as emoções do picadeiro, qualquer pessoa pode participar de uma aula de circo. Existem escolas que oferecem um excelente curso de circo, onde ensinam as técnicas circenses para crianças e adultos. As aulas tem geralmente uma hora ou uma hora e meia de duração, os alunos chegam a perder até 300 calorias. As atividades circenses começam com um aquecimento para as articulações. Os iniciantes fazem todo um trabalho preparatório antes de começar a utilizar os equipamentos e aparelhos usados, depois começam com as aulas básicas de acrobacia, que envolvem cambalhotas, estrelas e paradas de mão. Conforme o tempo, e o interesse de cada um, as aulas evoluem para exercícios de equilíbrio, malabarismo, trapézio, arte de palhaço, perna-de-pau, corda indiana e tecido, em que o aluno escala e faz diversas posturas.
O curioso de uma aula de circo é que os exercícios mais comuns são bem diferentes; rolamento de frente, rolamento de costas, cambalhota em duplas, estrela, parada de mãos (popular bananeira), reversão, avião, esquadros, acrobacias coletivas, ponte e outros. Essa variedade torna a aula bem divertida e estimulante, tornando as sessões de treino em prazer e não uma rotina.Os exercícios podem ser feito individualmente, em duplas ou em equipe – o que torna as aulas ainda mais interessantes. As aulas são feitas em amplos espaços abertos, e são sempre dinâmicas e divertidas. As atividades são acompanhadas de perto por uma equipe de profissionais, que garantem a segurança mesmo nos exercícios mais arriscados. Mas não é só o corpo que se beneficia com as aulas. Existem muitos outros aspectos trabalhados nas técnicas circenses que contribuem para o bem-estar dos alunos. “O circo também funciona como uma poderosa válvula de escape para combater os altos níveis de estresse que somos submetidos em nosso cotidiano.

Leona Dallagnol
Outra contribuição é o fortalecimento da autoconfiança e da autoestima, causado pela superação dos próprios medos e obstáculos que cada modalidade oferece, seja pelo esforço para manipular mais de três objetos de malabares, ou por vencer o medo de escalar grandes alturas no tecido ou na corda. A concentração e o trabalho em equipe também são desenvolvidos, pois muitas atividades são realizadas em duplas ou em grupos e exigem precisão de movimento e de tempo.
Outro aspecto interessante nas aulas de circo é que, no final do ano, são realizados eventos, onde os alunos se apresentam para familiares e amigos, fazendo um verdadeiro espetáculo circense. Muitos acabam se apaixonando de tal forma pelas aulas do circo que não querem mais deixar o picadeiro, e acabam se profissionalizando nesta arte milenar. “A prática da arte circense aguça a sensibilidade, a coordenação motora, os inúmeros benefícios alcançados com as atividades circenses se devem pelo fato de que o circo não é apenas exercício físico, ele é uma arte.


Um comentário: