Circo brasileiro se renova pelo trabalho das escolas e busca novos modelos.
Está ficando no passado a imagem do sujeito elegante que grita
“Respeitável público”, com animais selvagens no picadeiro, uma família
de sobrenome europeu na administração e até mesmo uma lona tradicional
para abrigar os espetáculos. Tudo isso ainda existe em algumas partes do
país, mas a apresentação de fim de ano da Escola Nacional de Circo
(ENC), no Rio, dá uma ideia de como será o circo do futuro.
Moças e
rapazes ostentam nacionalidades distintas, sonham com empregos no
exterior, demonstram interesses em projetos circenses de inclusão social
e buscam um aperfeiçoamento profissional raro para um ofício que
tradicionalmente era transmitido de pai para filho.
— Eu viajo há cinco anos pela América Latina me apresentando. Cada
país tem suas características. Na Argentina, por exemplo, você tem muito
circo de rua, de passar o chapéu. No Peru, há eventos circenses
patrocinados por empresas. Aqui eu sabia que encontraria uma boa base de
ensino — diz o peruano Antonio Marrache, de 25 anos.
Marrache é um dos 60 alunos da Escola Nacional de Circo, instituição
federal inaugurada em 1982 e administrada pela Funarte. Todos recebem
bolsa de R$ 2.500 e no fim do curso de dois anos, dado por 16
professores, saem com um diploma de Técnico em Arte Circense. O panorama
é animador, mas não era assim até 2014. Antes, eram 180 alunos para dez
professores, num curso de quatro anos. Não havia bolsa para todos, e a
evasão era grande.
Agora a ENC tem alunos oriundos de sete países e é das mais
procuradas da América Latina. Na última seleção, em 2015, foram 400
inscritos. A próxima será neste ano, ainda sem data definida.
— A escola foi fundada por demanda da comunidade circense, para que
seus filhos pudessem ter uma formação fora da lona. Mas hoje temos
alunos que vêm da ginástica artística, da dança, do teatro e das artes
marciais. É um perfil bem variado — afirma Carlos Eugênio Vianna,
diretor da ENC.
No Brasil, os primeiros cursos para a formação de profissionais de
circo surgiram na década de 1970. Nos anos seguintes, desenvolveu-se o
modelo de companhias contemporâneas, como a Intrépida Trupe, do Rio,
criada em 1986. Também na mesma época, grupos estrangeiros, como o
canadense Cirque du Soleil (1984), foram fundados, aumentando a
visibilidade da arte circense no mundo e oferecendo novas perspectivas
aos profissionais.
Alunos da Escola Nacional de Circo
- Leo Martins / Leo Martins
Hoje,
entre os jovens artistas, o Soleil é um sonho de visibilidade
internacional. Com espetáculos cheios de efeitos visuais, coreografias
complexas e elementos de dramaturgia, o grupo tem empregado gente de
quase 50 países, brasileiros inclusive.
— Uma nova produção surgiu das escolas, e isso não pode ser ignorado.
Mas não vejo como ruptura, e sim como continuidade. Foram os próprios
circenses que fundaram as escolas — afirma Verônika Tamaoki,
equilibrista e coordenadora do Centro de Memória do Circo, em São Paulo.
— O que falta é criarmos condições para exportar espetáculos e não
apenas os artistas. Há circenses brasileiros em todo o mundo. Mas não
devemos mandar só o algodão se podemos mandar o tecido.
Há relatos de circo no Brasil desde o século XVIII. O auge foi entre o
fim do XIX e meados do XX. Seus artistas tinham fama nacional. O
palhaço Piolin (1897-1973), por exemplo, era amigo dos modernistas de
1922. Outros, como os palhaços Carequinha (1915-2006) e Torresmo
(1989-1981), deixaram as lonas e tiveram programas de TV. As grandes
companhias atraíam milhares de pessoas.
Hoje, há elementos do circo em peças de teatro, grupos de dança e até
em atividades infantis. Há dezenas de oficinas de circo para crianças, e
cada vez mais adultos se inscrevem em aulas de acrobacia em busca de
uma atividade física.
— Os circos eram muito fortes. Imagina o que era chegar com uma trupe
num município que não tinha nada. Era um acontecimento — afirma o
jornalista Mauro Ventura, autor do livro “O espetáculo mais triste da
Terra” (Companhia das Letras, 2011), sobre o incêndio que vitimou mais
de 500 pessoas no Gran Circus Norte-Americano, em 1961, em Niterói. — O
circo, hoje, se mescla com outras artes, o conceito se ampliou e não é
mais circunscrito ao formato tradicional.
Alunos da Escola Nacional de Circo
- Leo Martins
Um exemplo desse
novo profissional circense é Alan Pagnota. Paulista de 37 anos, formado
em Educação Física, ele já se apresentou na rua, fez eventos para
empresas, trabalhou em picadeiros e ministra cursos de palhaço. Em 2013,
foi um dos três profissionais, entre 30 mil inscritos, selecionados no
Brasil para participar do grupo performático Blue Man, e morou um ano em
Nova York. Em paralelo, Alan montou, em parceria com o artista
cadeirante Rafael Ferreira, o projeto Dupla Mão na Roda, em que utilizam
acrobacias e comicidade para quebrar preconceitos.
— Eu também participo da Cia iLtda, em que, dos dez artistas, seis
têm alguma deficiência — conta Alan. — É uma forma de dar ao circo um
objetivo mais amplo.
A Cia iLtda foi criada dentro do Circo Crescer e Viver, um projeto
carioca fundado em 2000 e que une a arte circense com transformação
social, voltado sobretudo para jovens de classes sociais menos
abastadas.
— Houve uma ruptura nos anos 1970, quando o circo passou a ser
ensinado fora das famílias — diz Junior Perim, um dos fundadores do
Crescer e Viver e ex-secretário de Cultura do Rio. — Mas as escolas
ainda reproduzem o modelo tradicional. Quando se olha para o cenário na
América Latina, encontra-se um circo que se repete não só no modo de
produção, mas também no estético. O circo precisa criar novas relações
de consumo, ampliando sua legitimidade junto a diferentes públicos.
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